sábado, 7 de agosto de 2010

Mecanismos das Lesões Celulares

Os mecanismos bioquimícos responsáveis pela lesão celular são complexos. Entretanto existem vários princípios que são relevantes na maioria das lesões celulares:
- A resposta celular a estímulos nocivos depende do tipo da lesão, sua duração e sua gravidade;
- As consequências da lesão celular dependem do tipo, estado e grau de adaptação da célula danificada;
- A lesão celular resulta de anormalidades funcionais e bioquímicas em um ou mais componentes celurares essenciais:
  a) respiração aeróbia
  b) membranas celulares
  c) síntese protéica
  d) citoesqueleto
  e) aparato genético da célula







Mecanismos
Responsáveis pela lesão celular induzida por diversos estímulos;
- Diminuição do ATP: Quando há depleção do ATP (por anóxia, isquemia, envenenamento), a falta de energia produz falha das bombas de sódio e potássio, que são localizadas na membrana celular. Com isto há entrada de Na e água e saída de K, produzindo edema intracelular.
A célula então inicia glicólise anaeróbia, que é menos eficiente, gerando menos energia, produzindo substâncias ácidas (ácido lático, fosfatos inorgânicos) e exaurindo os depósitos celulares de glicogênio. Com isto há queda do pH intracelular. A falha na bomba de Cálcio faz com que o cálcio comece a se acumular no citosol, ativando enzimas tais como as proteases, ATPases, endonucleases e outras, que causam destruição de componentes importantes da célula (proteínas, ATP, ácidos nucléicos,membranas), podendo levar à morte celular. O retículo endoplasmático rugoso começa a perder os seus ribossomos, ocorrendo prejuízo ou parada da produção de proteínas (estruturais e funcionais), o que pode culminar na morte da célula.



- Dano Mitocondrial: Lesões celulares freqüentemente são acompanhadas por alterações morfológicas das mitocôndrias. As mitocôndrias são lesadas por diversos mecanismos, tais como perda da homeostase do cálcio, cuja concentração aumenta no citosol, stress oxidativo e fragmentação dos fosfolipídios. O aparecimento de poros na membrana mitocondrial pode levar à morte da célula.



- Fluxo Intracelular de Cálcio e Perda da Homeostasia do Cálcio: A homeostase do cálcio é indispensável para a manutenção das funções celulares. A falência da bomba de cálcio promove a sua entrada para a célula e seu acúmulo no citoplasma, além do seu escape das mitocôndrias e do retículo endoplasmático para o citosol. O cálcio promove a ativação de diversas enzimas. Estas enzimas ativadas promovem a inativação do ATP (ATPases), lise das membranas celulares (fosfolipases), lise das proteínas estruturais e das membranas (proteases) e fragmentação da cromatina (endonucleases).



- Acúmulo de Radicais Llivres Derivados do Oxigênio (Estresse Oxidativo): Como conseqüência do metabolismo celular normalmente há formação de pequena quantidade de radicais livres, que tem potencial lesivo para as células. Estas possuem mecanismos de defesa que evitam danos por estes radicais livres (vitamina C, catalase, super óxido-dismutases, glutation peroxidase, ferritina, ceruloplasmina). Porém um desequilíbrio neste sistema (aumento da formação e/ou diminuição da inativação) pode levar a lesões celulares. Há diversos mecanismos para formação destes radicais livres: absorção de radiação ionizante, metabolismo de determinadas drogas, geração de óxido nítrico (NO) e outros. As conseqüências desta agressão por radicais livres são diversas, mas as principais são: peroxidação dos lipídios das membranas, oxidação de proteínas e lesões do DNA.



- Defeitos na Permeabilidade da membrana: A perda da permeabilidade seletiva das membranas celular, mitocondrial, lisossomal, causa uma série de transtornos à célula, permitindo a entrada ou escape de substâncias. Esta lesão pode ser causada por falta de energia (isquemia) ou por lesão direta por toxinas, vírus, substâncias químicas, fragmentos do complemento, etc. Os mecanismos bioquímicos envolvidos são: disfunção mitocondrial, perda de fosfolipídios das membranas, anormalidades no citoesqueleto, radicais livres, subprodutos da fragmentação dos lipídios.

3 comentários:

  1. muito bem cynthya...entendi mto sobre o assunto.
    tenho certeza q o prof vai adorar..
    bjoos

    ResponderExcluir
  2. Sem comentários besta amiiga' se vc tivesse lido pelo menos, tbm aprovaria...isso é conhecimentoo doidaa...;DD

    ResponderExcluir
  3. .
    Gostei mesmo.
    Só uma observação, que é evitar utilizar o termo "edema intracelular". Tem autores que utilizam mas a maioria acha inadequado, dando-se preferência para tumefação celular.

    ResponderExcluir