Essas alterações podem ser divididas nos seguintes estágios:
Lesão celular reversível: Inicialmente, a lesão se manifesta por meio de alterações funcionais e morfólogicas que são reversíveis se o estímulo nocivo for retirado.
Lesão irreversível e morte celular: Com a progreção do dano, a lesão se torna irreversível e a célula, então, não tem mais como se recuperar. Existem dois tipos de morte celular, necrose e apoptose, que diferem quanto a sua morfologia, mecanismos, e papéis que desempenham nas doenças e fisiologia.
Necrose: Quando o dano ás membranas é severo, as enzimas lisossômicas entram no citoplasma e digerem a célula e os componentes celulares vazam. Se refere as espectro de alterações morfológicas que ocorre após a morte celular em um tecido vivo resultando, em grande parte, da ação progressiva de enzimas nas células que sofreram lesão letal ( as células fixadas imediatamente estão mortas mas não necróticas).
Apoptose: Caracteriza-se pela dissolução nuclear sem perda total da integridade das membranas. É a via de morte celular que é induzida por um programa intracelular altamente regulado, no qual as células destinadas a morrer ativam enzimas que degradam seu DNA nuclear e as proteínas citoplasmáticas.
Enquanto a necrose é sempre um processo patológico, a apoptose ocorre em várias funções normais e não está necessariamente associada a lesão celular.
Causas das lesões Celulares
As causas das lesões ceulares variam da grande violência física externa de um acidente de automóvel a sausas endógenas, tais como mutações genéticas sutis causando a ausência de uma enzima vital que altera a função metabólica normal. A maioria dos estímulos nocivos pode ser agrupada nas seguintes categorias:
- Ausência de Oxigênio: asfixia, altitudes extremas;
- Agentes Físicos: trauma mecânico, queimaduras, radiação solar, choque elétrico;
- Agentes Quimícos e Drogas: medicamentos, poluentes ambientais, venenos, drogas ilícitas, álcool;
- Agentes Infecciosos: vírus, bactérias, fungos;
- Reações Imunológicas: doenças auto-imunes, reação anafilática;
- Distúrbios Genéticos: anemia falciforme;- Desequilíbrios Nutricionais;
Nenhum comentário:
Postar um comentário