quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Adaptação Celular ao Crescimento e a Diferenciação

As células respondem ao aumentoda de demanda e ao estímulo extremo por meio da hiperplasia ou da hipertrofia, e responde à redução de nutrientes e de fatores de crescimento pela atrofia. Em algumas situações, as células mudam de um tipo para o outro, um processo conhecido com metaplasia.


Hiperplasia: aumento no número de células de um orgão ou tecido, geralmente resultando em um aumento do seu volume. Ocorre se a população celular for capaz de sintetizar DNA permitindo, assim, que ocorra a mitose; pode ser fisiológica ou patológica.




Hipertrofia: aumento no tamanho das células, resultando em um aumento no tamanho do orgão. Assim o orgão hipertrofiado não tem nehuma célula nova, só células maiores. Pode ser fisiológhica ou patológica, sendo causada pelo aumento da demanda funcional ou por estímulos hormonais específicos.





Atrofia: redução no tamanho da célula devido à perda de substância celular. Representa uma forma de resposta de adaptação e pode culmina em morte celular. Pode ser fisiológica que é comum durante as fases iniciais do desenvolvimento ou pode ser patológica que depende da causa e pode ser localizada ou generalizada.


Metaplasia: é uma alteração reversível na qual um tipo de célula adulta(epitelial ou mesenquimal) é substituída por outro tipo de célula adulta. Isso pode representar uma substituição de adaptação de células que são sensíveis as estresse por tipos celulares mais capazes de sobreviver ao ambiente adverso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário