sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Endometriose

Endométrio  é o tecido que envolve a parede interna do útero, o qual se descama (se renova) cada vez que a mulher entra no período menstrual. Nomalmente este tecido é expelido e por teoria, visto que não se sabe porque, esse tecido acaba fazendo o caminho inverso, indo parar na cavidadeabdominal ou então, há crescimento deste tecido em outros locais que não o útero. Endometriose então, é a presça de endométrio em locais fora do útero.
A endometriose só afeta mulheres em idade reprodutiva e pode causar muita dor e infertilidade. Dependendo onde vai parar esse tecido, pode ser mais ou menos dolorido. É mais comum nos ovários, tubas uterinas e na superfície externa do útero e intestinos, bem como no tecido de revestimento da cavidade pélvica. Também pode ser encontrada no fígado, vagina, cicatrizescirúrgicas e até mesmo nos pulmões ou cérebro. Em geral, são implantes benignos (ao contrário do câncer).
Não se sabe o porque deste tecido se deposita em outros locais que não o útero.
O sintoma mais conhecido desta doença é a dor pélvica e a infertilidade. Nos períodos onde há mestruação, esse tecido também sangra como o nosso útero, pelo aparecimento dos hormônios. Outros sintomas, são a dor ao urinar, dor lombar, dor pélvica e dor durante ou depois o ato sexual.
O Tratamento depende da idade da paciente, caso ela esteja em idade reprodutiva e deseja ter filhos. Em geral o tratamento é hormonal (pílula ou injeção), ou seja, a interrupção do ciclo menstrual através de uso de hormônios ou interrupção das funções do ovário. Esse tratamento é apenas paliativo, o que resolve mesmo é a cirurgia para a remoção deste tecido.
O Diagnóstico é feito através de laparoscopia procedimento cirúrgico ambulatorial onde uma câmera é inserida na cavidade abdominal através do umbigo, permitindo identificar as lesões e determinar a extensão da doença. A retirada de um pequeno fragmento de tecido suspeito (biópsia) para a realização de um exame dará o diagnóstico.
A endometriose acomete cerca de 10% das mulheres, sendo um dos assuntos mais discutidos em congressos mundiais e se trata de uma doença que leva a mulher a depressão, devido as dores que enfrenta.
É uma ssunto muito sério, pois muitas vezes a endometriose não é diagnosticada corretamente e o uso de analgésicos muitas vezes não surtem o efeito desejado. Algumas mulheres vão parar em psicólogos, pois acham que sua dor e depressão, são inventadas.
A endometriose também pode ser uma doença silenciosa, ou seja, pode não causar dor.
É importante a mulher estar sempre em contato com seu ginecologista e realizar exames de rotina, visto que a doença pode não ser visível. Qualquer sangramento anormal ou cólicas muito fortes, devem ser sempre tratados com cuidado, por isso é sempre recomendado visitar o seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário